Assinar:
Postar comentários (Atom)
É FAZER DA ALFABETIZAÇÃO UM PREZER EM APRENDER. PERMITIR AOS ALUNOS A DESCOBERTA DO SABER. ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS, TODOS OS ALUNOS VÃO SABER O QUE O LER E ESCREVER.
Segundo a Pscicogênese da Lingua Escrita, é função do professor atuar como mediador no processo ensino-aprendizagem, fornecendo subsídios para o aluno tornar-se alfabético, então durante o processo de alfabetização é necessário ofertar ao aluno, atividades de escrita e leitura,
sendo estas adequadas ao nível de aprendizagem em que a criança seencontra.
Toda criança, tem contato com o mundo
dos desenhos, gravuras, letras e números, desde que nasce, cabe ao adulto estimular e direcionar este conhecimento. Então usa-se os brinquedos, as
brincadeiras e os jogos para este intento. Pois estes fazem parte do mundo infantil, de tal forma que as crianças reproduzam ou retratam suas emoções e os acontecimentos de suas vidas através destes.
Para a instituição escolar que segue a linha do construtivismo, prima pela aprendizagem de forma dinâmica e prazerosa. Tendo como pano de fundo atividades lúdicas, para desenvolver na criança a aquisição da leitura e escrita, de acordo com o seu nível de aprendizagem.
Quando os alunos estão Pictóricos ou N1.
- Leitura
- Escrita
Ao ingrassar na escola a criança precisa ser inserida no ambiente Alfabetizador de forma lúdica, de tal forma que nesse processo a capacidade e habilidade de leitura e escrita tem que ter significado, dando a criança condições de criar e pensar a respeito das atividades proposta. Estas atividades tais como, bincadieras e jogos permitem o manusieo de objetos, letras e números que tendem a tornar-se significante para o aluno.
Em todas as atividades o professor deve deixar claro onde existe desenho ou gravura, letras e números, quando a criança faz esta diferenciação, o
professor monta o alfabeto concreto em sala de aula, sendo este de primordial importância, pois através do conhecimento do objeto a criança vai registrar a letra, sendo estes colocados de acordo com o registro da a letra inicial do seu nome, levando a criança a fazer o reconhecimento do valor sonoro da letra, avançando assim de nível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário